Atriz
[27 / 03 / 1952 <==> 03 / 02 / 2011]
Maria Schneider foi uma famosa atriz francesa, a qual se tornou conhecida mundialmente pela sua participação no filme "O Último Tango em Paris".
Nascida em Paris, França, Maria Schneider foi filha do também ator Daniel Gélin e da proprietária de uma livraria, e começou a sua carreira de atriz no teatro com apenas 15 anos de idade.
Em 1969 estreou no cinema em uma pequena aparição no filme Madly, protagonizado por Alain Delon.
Nesse mesmo ano, teve um pequeno papel no filme de Terence Young L'Arbre de Noel, baseado no romance de Michel Bataille.
Seguiu-se Les Femmes (1969), de Jean Aurel, com Brigitte Bardot e, em 1972, entrou em quatro filmes: a comédia La Vieille Fille (1972), de Jean-Pierre Blanc, onde teve um papel mais significativo; em Hellé, de Roger Vadim, um filme francês antiguerra passado na época da guerra do Vietname; em What a Flash! e no filme que lhe deu fama e o reconhecimento do público, "O Último Tango em Paris" (1972), realizado por Bernardo Bertolucci, onde contracenou com o famoso ator "Marlon Brando".
Neste filme controverso e chocante para os anos 70, Schneider faz de Jeanne, uma jovem prestes a casar que ao visitar um apartamento conhece um misterioso americano, Paul, de luto da mulher, com quem tem uma tórrida paixão.
Invariavelmente, o sucesso deste filme marcou a carreira de Schneider e trouxe-lhe uma imagem de mulher libertina.
O filme causou controvérsia na época de seu lançamento, em 1972, por causa do conteúdo sexual e Schneider depois teve de lutar contra a imagem de símbolo sexual, tendo se recusado a aparecer novamente em cenas de nudismo.
Em entrevista cedida por Maria Schneider no ano de 2007 sobre o filme, ela disse:
"Ele era gordo e pegajoso e muito manipulador".
"Eu era muito jovem para entender melhor.
As pessoas achavam que eu era como a garota do filme, mas aquela não era eu."
Segundo informações, Schneider passou por um período de dependência de drogas nos anos 70, mas deu uma virada em sua vida com a ajuda de um longo relacionamento com uma pessoa.
Ela nunca revelou se era um homem ou mulher.
Depois de "O Último Tango em Paris" ela foi protagonista em outro filme italiano, "O Passageiro - Profissão: Repórter", dirigido por Michelangelo Antonioni, no qual contracenou com Jack Nicholson. Schneider concordou em aparecer nua em uma longa cena, mas continuou receosa em relação aos papéis.
Sua carreira se caracterizou depois principalmente por filmes pouco expressivos, de baixo orçamento.
Seu filme mais recente foi "Cliente", de 2008.
A Cena da Manteiga:
Em um vídeo realizado no ano de 2013, republicado por uma ONG espanhola, o diretor de "O Último Tango em Paris", Bernardo Bertolucci, conta que a atriz Maria Schneider, na época com 19 anos, não sabia o que aconteceria na cena em que Paul, personagem de Brando, usa manteiga como lubrificante na amante Jeannie.
A sequência é uma das mais famosas e polêmicas da história do cinema, e intensificou a censura ao longa ao redor do mundo.
"A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon Brando na manhã anterior à filmagem", lembrou o diretor.
"Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer". Segundo ele, a intenção era que Schneider reagisse "como uma menina, não como um atriz".
"Para todas as pessoas que amam esse filme, o que vocês estão vendo é uma garota de 19 anos ser estuprada por um homem de 48.
O diretor planejou o ataque", acusou a atriz Jessica Chastain, em uma publicação no Twitter.
Chris Evans, ator do personagem "Capitão América", também comentou o caso nas redes sociais.
"Eu nunca vou olhar para este filme, Bertolucci ou Brando da mesma forma. Isto é além de nojento. Sinto muita raiva."
"Todas as cópias deste filme devem ser destruídas imediatamente.Em uma entrevista de 2007 ao "Daily Mail" citada pela imprensa internacional, Maria Schneider afirma que se sentiu humilhada e "um pouco estuprada" durante as filmagens de "O último tango".
A atriz contou que a cena não estava no roteiro original e que foi informada sobre o conteúdo pouco antes da filmagem, mas disse que não não houve sexo real.
"Marlon me disse: 'Maria, não se preocupe, é só um filme".
Mas durante a cena, mesmo que o que Marlon estava fazendo não fosse real, eu estava chorando lágrimas de verdade", lembrou.
"Eu estava com tanta raiva.
Eu deveria ter ligado para o meu agente ou ter pedido que meu advogado fosse ao set porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época eu não sabia disso."
Segundo Maria Schneider, após o término das filmagens de "O Último Tango em Paris", ela nunca mais teve contato com Marlon Brando e nem tão pouco com o diretor Bernardo Betolluci, pois tinha nojo e ódio dos dois.
Causa da Morte:
Maria Schneider morreu em 03/02/2011 com 58 anos de idade, devido à problemas provocados por câncer (não especificado).
Sepultamento:
O corpo de Maria Schneider foi cremado no Cemitério du Père Lachaise em Paris - França.
Suas cinzas foram espalhadas no mar a partir da Rocha da Virgem, em Biarritz, França, de acordo com seus últimos desejos.
___________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
___________________________________________________________